
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23h59 desta segunda-feira (22) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85.
A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser emitida na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o sistema, é necessário utilizar a conta cadastrada na plataforma Gov.br.
O pagamento pode ser realizado em bancos, casas lotéricas ou por aplicativos bancários, via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
O Inep reforça que não são aceitas formas como depósito em caixa eletrônico, transferência, depósito em conta ou ordem de pagamento.
De acordo com o instituto, o valor de R$ 85 não será devolvido em casos de pagamento em duplicidade ou se o valor for diferente do estabelecido no edital. A única exceção prevista é em caso de cancelamento da edição do exame.
Também não é permitido transferir o valor da taxa de inscrição para outro participante.
No Enem 2026, tiveram direito à isenção candidatos que se enquadram em critérios como:
estudantes da rede pública matriculados no 3º ano do ensino médio em 2026;
alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC);
pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
candidatos que utilizarão o Enem para certificação do ensino médio e também estão no CadÚnico.
O Ministério da Educação (MEC) e o Inep ampliaram o prazo de pagamento da taxa. O novo calendário prevê:
pagamento da taxa: de 25 de maio a 22 de junho;
resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
recurso para atendimento especializado: 29 de junho a 3 de julho;
resultado do recurso: 10 de julho;
aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de processos seletivos de instituições públicas e privadas.