25°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

São João de Campina Grande completa 42 anos como patrimônio da cultura nordestina

São João de Campina Grande completa 42 anos como patrimônio da cultura nordestina

Por: Luanja Dantas
01/06/2025 às 07h49 Atualizada em 01/06/2025 às 10h49
São João de Campina Grande completa 42 anos como patrimônio da cultura nordestina
Foto: Reprodução

Em 2025, o São João de Campina Grande celebra 42 anos de existência, consolidado como o Maior São João do Mundo. A festa, que começou de forma improvisada em 1983, cresceu rapidamente e hoje é uma das maiores manifestações culturais do Brasil, reunindo milhões de pessoas ao longo de 33 dias de programação no Parque do Povo.

A primeira edição ocorreu em 4 de junho de 1983, com uma simples palhoça montada no que era um terreno baldio no centro da cidade. O local ficou conhecido como os “coqueiros de José Rodrigues”. Com apoio popular, o espaço foi decorado com bandeirolas e, já naquele ano, o nome "O Maior São João do Mundo" apareceu pela primeira vez.

Em 1984, a festa ganhou formato oficial com 30 dias de programação. A partir de 1986, a Prefeitura iniciou as obras do Parque do Povo, com a construção da emblemática Pirâmide, idealizada como uma fogueira gigante e referência ao “Forródromo”. Nesse ano, a festa já contava com palco para shows e centenas de barracas populares de comidas típicas, marcando a entrada de comerciantes locais.

A festa foi reconhecida oficialmente como rota do turismo nacional em 1987, ao ser incluída no calendário da Embratur. Em 1989, o espaço foi expandido para comportar o crescimento do público. A parte inferior do Parque do Povo foi criada, dando origem à tradicional cidade cenográfica, inaugurada em 1999, com réplicas de prédios históricos de Campina Grande.

Durante os anos 2000, a estrutura da festa continuou evoluindo. O palco principal chegou a ser montado na parte de baixo do Parque do Povo por mais de uma década, e voltou à parte superior em 2014, com nova organização e ampliação da área de shows e camarotes.

Em 2017, foi implantado o palco 360º, proporcionando uma experiência mais imersiva ao público e melhor distribuição do espaço. A rua Sebastião Donato, antes interditada, passou a ter faixa livre para veículos durante o dia, graças ao isolamento estratégico da festa, adotado por questões de segurança e mobilidade.

Em 2025, o São João de Campina Grande reforça seu legado como uma festa que une tradição, inovação e inclusão, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e mantendo viva a identidade nordestina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários