25°C 32°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Anvisa proíbe três marcas de café e repelente falsificado por risco à saúde

Anvisa proíbe três marcas de café e repelente falsificado por risco à saúde

Por: Luanja Dantas
02/06/2025 às 13h29 Atualizada em 02/06/2025 às 16h29
Anvisa proíbe três marcas de café e repelente falsificado por risco à saúde
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato e proibiu a venda de três marcas de café adulterado e de um repelente irregular vendido como se fosse da marca Repelex. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (2) e se baseia em graves irregularidades que colocam a saúde dos consumidores em risco.

No caso dos cafés, inspeções do Ministério da Agricultura identificaram contaminação por toxinas, uso de resíduos como cascas no lugar de café torrado e moído, além de rótulos falsos que enganavam os consumidores. As marcas afetadas são: Master Blends Indústria de Alimentos Ltda., D M Alimentos Ltda. (marca Melissa – tradicional) e Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda. (marca Pingo Preto – sabor café preto).

Entre os principais problemas encontrados estão a presença da ocratoxina A — substância tóxica produzida por fungos —, além de falhas nas boas práticas de fabricação e controle de qualidade. A Anvisa alerta que esses produtos não devem ser consumidos e devem ser recolhidos imediatamente pelas empresas.

A agência também interditou um repelente clandestino vendido como “Repelex Spray Citronela”. O produto não tem registro, utiliza embalagem falsificada e não informa quem é o fabricante nem sua procedência. Segundo a Anvisa, a comercialização representa risco à saúde, uma vez que não há garantias sobre sua composição ou eficácia.

A recomendação é que consumidores sempre verifiquem se o produto tem registro na Anvisa antes da compra. A consulta pode ser feita diretamente no portal da agência, por nome, número de registro ou empresa responsável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários