24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Procon dá 48h para distribuidoras explicarem preços de combustíveis após redução da Petrobras

Procon dá 48h para distribuidoras explicarem preços de combustíveis após redução da Petrobras

Por: Luanja Dantas
05/06/2025 às 07h30 Atualizada em 05/06/2025 às 10h30
Procon dá 48h para distribuidoras explicarem preços de combustíveis após redução da Petrobras
Foto: Reprodução

O Procon de João Pessoa notificou doze distribuidoras de combustíveis na capital paraibana, exigindo comprovação sobre o repasse da redução nos preços anunciada pela Petrobras na última segunda-feira (2). A medida também se estendeu ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), que foi formalmente comunicado.

As empresas têm o prazo de 48 horas para apresentar suas defesas e comprovações documentais. O objetivo é apurar se a redução foi efetivamente repassada pelas distribuidoras aos postos de combustíveis e, consequentemente, ao consumidor final.

Segundo informações do Procon-JP, a notificação ocorreu após constatação de que os preços nas bombas ainda não refletem a queda anunciada pela estatal. A fiscalização busca entender se há atraso ou resistência no repasse da redução e avaliar eventuais práticas abusivas ou omissões no processo.

Em resposta, o Sindipetro-PB declarou que não possui competência legal para intervir na definição de preços praticados pelos postos, que operam em regime de livre mercado. O sindicato também afirmou não ter acesso direto às tabelas de preços das distribuidoras e ressaltou que casos de abuso devem ser encaminhados aos órgãos fiscalizadores competentes.

O Procon-JP segue monitorando a situação e poderá aplicar sanções às empresas que não apresentarem justificativas adequadas ou que descumprirem o Código de Defesa do Consumidor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários