25°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Brigadeiro de casca de banana: a doçura com sabor e sustentabilidade

Brigadeiro de casca de banana: a doçura com sabor e sustentabilidade

Por: Hermano Araruna
26/06/2025 às 09h29 Atualizada em 26/06/2025 às 12h29
Brigadeiro de casca de banana: a doçura com sabor e sustentabilidade
Foto: Reprodução

Quando a vida te dá bananas, por que desperdiçar a casca? Em tempos de crise e sustentabilidade, transformar o que seria lixo em doce é mais do que um ato de criatividade: é uma pequena revolução na cozinha. O brigadeiro de casca de banana chega para desafiar chefs e sobremesólatras: será que o doce mais amado do Brasil pode nascer da parte que a gente normalmente joga fora?

A receita é simples, econômica e tem um quê de “faça você mesmo” com consciência ambiental. As cascas, cozidas até virarem uma pasta, ganham companhia de adoçante, farinha, leite desnatado e chocolate — ingredientes que se unem para fazer um brigadeiro que surpreende o paladar e dá uma lição de reaproveitamento.

É o tipo de sobremesa que conversa com quem não tem tempo a perder, mas não abre mão do sabor nem da originalidade. E claro, para quem acha que sobremesa boa tem que ser indulgente, esse brigadeiro mostra que o prazer pode vir acompanhado de um olhar esperto para o desperdício.

Ingredientes 4 cascas de banana em tiras Água suficiente para cozinhar 1 xícara de adoçante tal e qual ou açúcar se preferir 1 colher (sopa) de margarina light 1 colher (sopa) de mel 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara de leite desnatado morno 1 xícara de leite em pó desnatado (sem água) 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 pacotinho de chocolate granulado Modo de fazer Lave bem e cozinhe em uma panela as cascas da banana com a água e o adoçante até ficar pastoso. Acrescente os demais ingredientes mexendo até o preparo desprender do fundo da panela. Despeje a mistura em um prato para esfriar. Unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e passe-as no chocolate granulado.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários