24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

MPF recomenda retirada do nome de general da ditadura de quartel em João Pessoa

MPF recomenda retirada do nome de general da ditadura de quartel em João Pessoa

Por: Luanja Dantas
02/07/2025 às 07h14 Atualizada em 02/07/2025 às 10h14
MPF recomenda retirada do nome de general da ditadura de quartel em João Pessoa
Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a retirada do nome do general Henning Boilesen, que atuou durante a ditadura militar, da fachada do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15º BIMtz), localizado no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

A recomendação foi enviada ao Comando do Exército Brasileiro, solicitando que a unidade militar adote medidas para substituir o nome do general, considerado um símbolo do regime ditatorial e da repressão aos opositores políticos durante os anos de chumbo no Brasil (1964-1985).

De acordo com o MPF, a homenagem fere os princípios constitucionais que regem o Estado Democrático de Direito e ignora o compromisso com a memória, verdade e justiça em relação às violações de direitos humanos ocorridas no período da ditadura militar.

A medida foi baseada na Lei 12.528/2011, que instituiu a Comissão Nacional da Verdade, e em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como o Pacto de San José da Costa Rica. O órgão também recomenda que o Exército se abstenha de utilizar nomes de agentes do regime militar em outras unidades ou estruturas públicas.

Até o momento, o Exército ainda não se manifestou oficialmente sobre a recomendação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários