22°C 27°C
João Pessoa, PB

Cresce o risco de intoxicação por Metanol no Brasil

Aumento de casos de intoxicação por Metanol põe em risco a Saúde Pública e exige ações urgentes

Por: Hermano Araruna
02/10/2025 às 11h30
Cresce o risco de intoxicação por Metanol no Brasil
Foto: Ascom Secretaria Saúde SP

O Ministério da Saúde divulgou que foram registrados 43 casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, sendo 39 em São Paulo e 4 em Pernambuco. O metanol, encontrado em bebidas ilegais, pode causar graves danos à saúde, incluindo cegueira e insuficiência renal. Especialistas alertam que a principal preocupação é com o álcool de origem clandestina, mais barato e não fiscalizado.

Além de sintomas como náuseas e vômitos, o envenenamento por metanol pode ser fatal. A situação é mais grave em áreas periféricas e rurais, onde o controle é mais fraco. Como resposta, a Secretaria de Saúde de São Paulo intensificou as fiscalizações, e campanhas educativas estão sendo feitas para alertar sobre os riscos.

O alerta das autoridades é claro: evitar o consumo de bebidas de origem duvidosa e procurar atendimento médico imediato em caso de intoxicação. A colaboração da população é essencial para combater a venda ilegal de álcool e garantir a saúde pública.

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários