
A partir desta segunda-feira (8), profissionais de saúde da Atenção Primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) começam a receber a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.
A Butantan-DV, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única do mundo. A vacina foi testada para aplicação em pessoas com idade entre 12 e 59 anos.
Durante cerimônia realizada na capital paulista, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a imunização contempla todas as equipes multiprofissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos e demais profissionais cadastrados.
Ainda nesta manhã, o ministro e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitaram o Centro de Produção de Vacinas contra a Dengue (PVD) do Instituto Butantan, em São Paulo.
“Um dia histórico. Não tenho dúvida nenhuma de que estamos presenciando um marco que vai colocar o Butantan entre os maiores complexos de inovação tecnológica e industrial do mundo”, afirmou Padilha.
Para garantir a imunização dos profissionais em todo o país, o Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses da vacina.
Padilha também ressaltou o papel estratégico do Instituto Butantan para o SUS. “Diferentemente de outros grandes complexos econômicos, tecnológicos e industriais, este é 100% SUS”, disse.
Segundo o ministro, cada vacina, medicamento ou inovação produzida pelo instituto tem como objetivo salvar vidas. “Cada tecnologia que vai surgir aqui vai tratar pessoas no Brasil e no mundo, com um único interesse: salvar vidas, e não apenas obter lucro”, completou.