O Vale dos Dinossauros, importante unidade de conservação localizada em Sousa, no Sertão da Paraíba, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Material do Estado. A lei que garante a nova classificação foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da Paraíba (DOE-PB).
De acordo com o texto, o reconhecimento leva em conta a importância histórica, científica, cultural e turística do local, que abriga centenas de pegadas fossilizadas de dinossauros que viveram na região há milhões de anos.
Com a nova legislação, o Governo da Paraíba passa a ter a responsabilidade de implementar ações de preservação, valorização e proteção do espaço, além de incentivar atividades de educação patrimonial na região.
Situado no Sítio Passagem de Pedras, o Vale dos Dinossauros abriga vestígios de aproximadamente 80 espécies que habitaram a Bacia do Rio do Peixe no período pré-histórico. O local é equipado com passarelas, mirantes e trilhas que permitem a observação das pegadas, além de um museu com acervo dedicado à pesquisa paleontológica.
O local é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo um dos principais atrativos turísticos do Sertão paraibano e ponto de referência para pesquisadores e estudiosos da paleontologia.
A lei que confere ao Vale dos Dinossauros o título de Patrimônio Material já está em vigor.