Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou 58 municípios da Paraíba sem energia elétrica. O problema foi provocado por um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná, que comprometeu a ligação entre as regiões Sul e Sudeste e afetou a distribuição de energia em outros estados.
De acordo com a concessionária Energisa, responsável pelo fornecimento de energia no estado, o evento ocorreu por volta de 0h31 e foi causado por uma falha externa ao sistema da empresa. Por medida de segurança e seguindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento precisou ser interrompido temporariamente em diversas localidades.
Entre as cidades afetadas estão Pedra Lavrada, São João do Cariri, Dona Inês, Princesa Isabel, Malta, Sumé, Bananeiras, Soledade, Araruna, Coremas, Santa Luzia, Pocinhos e Bonito de Santa Fé.
O restabelecimento começou cerca de dois minutos após o início da interrupção e foi totalmente normalizado por volta de 0h40. O ONS ainda investiga as causas exatas do incidente que provocou o blecaute nacional.