
O Bloco Muriçocas de Miramar foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de João Pessoa. A decisão foi aprovada nesta terça-feira (21) pela Câmara Municipal e agora segue para sanção do prefeito da capital paraibana.
A proposta foi apresentada pela vereadora Jailma Carvalho (PSB), que destacou a importância do bloco para a história, cultura e identidade do povo pessoense. “O Bloco Muriçocas é uma das manifestações mais expressivas da nossa cidade. O desfile acontece sem cordões de isolamento, o que promove a ocupação democrática das ruas e incentiva a participação popular”, afirmou.
Criado há quase quatro décadas, o Muriçocas de Miramar é hoje um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de João Pessoa. O desfile, que acontece na quarta-feira que antecede o Carnaval, costuma arrastar multidões pelas ruas do bairro de Miramar e outras áreas da capital.
A ideia surgiu de um grupo de amigos que queria manter o espírito carnavalesco vivo mesmo antes do início oficial da folia. Um dos fundadores do bloco, o músico Fuba, relembra que o objetivo era movimentar a cidade antes que os foliões viajassem para o interior ou outros destinos durante o Carnaval.
Além da música e irreverência, o bloco se tornou símbolo da cultura popular pessoense e atrai pessoas de todas as idades e bairros. Com o novo reconhecimento, o Muriçocas de Miramar entra oficialmente no rol das manifestações culturais protegidas e valorizadas pelo município.