
A contagem regressiva para o pagamento do 13º salário já começou. Com a proximidade do fim do ano, trabalhadores com carteira assinada aguardam o pagamento da primeira parcela do abono natalino, que deve ser feito até o dia 30 de novembro.
Como neste ano a data cai em um domingo, muitas empresas devem antecipar o depósito para sexta-feira, dia 28 de novembro.
Já a segunda parcela precisa ser paga até o dia 20 de dezembro, embora alguns empregadores possam optar por efetuar o pagamento integral em uma única parcela.
O 13º salário é um direito garantido por lei a todos os trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos e servidores públicos. Também recebem o benefício aposentados e pensionistas da Previdência Social.
O pagamento é proporcional ao tempo de serviço no ano. A partir de 15 dias trabalhados, o empregado já passa a ter direito ao abono natalino, inclusive em caso de rescisão de contrato.
Aposentados e pensionistas do INSS já receberam a antecipação do benefício. Apenas novos segurados — que começaram a receber neste ano — terão o pagamento efetuado em novembro.