
A Paraíba deve enviar uma comitiva para a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, em Belém, no Pará, com abertura prevista para a próxima segunda-feira (10).
Entre os confirmados, está a secretária de Meio Ambiente, Rafaela Camaraense e a secretária da Mulher, Lídia Moura. A confirmação do vice governador, Lucas Ribeiro ainda não foi oficializada. Outros gestores também são cotados para participar da agenda internacional.
Durante os 11 dias de evento, de acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
Além de painéis, exposições, atividades técnicas, e ambientes experimentais, a COP 30 traz ainda trocas de experiências entre as nações na temática ambiental, experiências de restauração da floresta, tecnologias em sistemas sustentáveis, produções de baixo carbono, tecnologias de recuperação de áreas degradadas e agricultura conservacionista para sustentabilidade ambiental. São esperados mais de R$ 1 trilhão em investimentos para energias sustentáveis e renováveis ao longo das próximas décadas.
A COP 30 reúne representantes de diversos países e dos estados brasileiros que tratarão da economia florestal e financiamento climático em diversos painéis que mostram como tratar a biodiversidade como ativo estratégico e pilar de negócios regenerativos.
Em contato com a assessoria do governo do estado, além do governador, que deve ser representado pelo vice Lucas Ribeiro, uma lista oficial com os membros da comitiva deve ser anunciada ainda na segunda-feira (10).