
O ano de 2025 está se aproximando do fim, mas ainda restam algumas folgas nacionais antes de dezembro acabar.
O mês de novembro é um dos mais esperados pelos trabalhadores, com três feriados nacionais no calendário.
O segundo deles acontece neste sábado, dia 15 de novembro, data em que é celebrada a Proclamação da República, feriado nacional que marca o dia em que o Brasil deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república, em 1889.
O episódio histórico ficou conhecido pela promulgação do “Decreto nº 1”, que deu origem aos “Estados Unidos do Brasil”, nome que seria alterado em 1967 para República Federativa do Brasil.
Durante o feriado da Proclamação da República, agências bancárias, Correios e repartições públicas não funcionam.
Já os hospitais estaduais e serviços de urgência e emergência mantêm o atendimento normal, incluindo prontos-socorros, internações e centros cirúrgicos.
O terceiro feriado nacional de novembro será no dia 20, quando se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão e se tornou símbolo da resistência negra no Brasil.
O feriado foi instituído em todo o país em 2023, por meio de uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em algumas cidades, como São Paulo, haverá emenda de feriado, e o expediente será suspenso também no dia 21 de novembro (sexta-feira).
Desde 2003, as escolas brasileiras são obrigadas a incluir em seus currículos o ensino da história e cultura afro-brasileira.
Em 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficializado por decreto da então presidenta Dilma Rousseff.
O mês de dezembro também traz folgas importantes, especialmente nas vésperas do Natal e do Ano Novo, que serão pontos facultativos após as 13h.
Confira o calendário:
24 de dezembro (quarta-feira): Véspera do Natal – ponto facultativo após as 13h;
25 de dezembro (quinta-feira): Natal – feriado nacional;
31 de dezembro (quarta-feira): Véspera do Ano Novo – ponto facultativo após as 13h.