
O Governo da Paraíba firmou, nessa segunda-feira (17), uma parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e com a Uber para implementar, no aplicativo, um botão que permitirá acionar diretamente o número 190.
A assinatura do acordo ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. O novo recurso poderá ser utilizado por motoristas e passageiros e tem como principal objetivo reforçar a segurança, especialmente de mulheres.
Ao ser acionado, o alerta será enviado imediatamente aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), incluindo localização em tempo real, o que facilitará o atendimento e permitirá o envio da viatura mais próxima.
O governador João Azevêdo destacou que a iniciativa se soma a outras ações já executadas no estado em defesa das mulheres, como a Patrulha Maria da Penha e os Centros de Acolhimento.
O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, afirmou que a medida fortalece o trabalho conjunto de combate e prevenção à violência doméstica.
A Uber informou que, ao utilizar o botão, dados operacionais serão enviados de forma automática para apoiar a atuação da polícia e agilizar a resposta.