
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nessa sexta-feira (28), que a bandeira tarifária das contas de luz será reduzida para o patamar amarelo no mês de dezembro. Com a mudança, o adicional cobrado dos consumidores cairá para R$ 1,88 a cada 100 kWh, valor bem abaixo do aplicado em novembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 1, com cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Segundo a agência, o recuo é resultado do início do período chuvoso no país, que contribui para melhorar o nível dos reservatórios e reduzir os custos de geração.
“Com a entrada do período chuvoso, a previsão de chuvas para dezembro é superior às chuvas que ocorreram em novembro na maior parte do país. Contudo, essa expectativa ainda está abaixo da média histórica para o mês”, informou a Aneel.
A bandeira vermelha havia sido aplicada pelo segundo mês consecutivo em novembro, devido aos custos elevados de geração de energia. Agora, apesar da melhora, a Aneel destaca que ainda será necessário acionar usinas termelétricas para atender à demanda nacional, o que mantém o sistema em alerta.
A mudança deve trazer alívio nas contas de luz dos consumidores já no próximo mês.