
Um homem de 50 anos está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita de raiva humana, em Campina Grande. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a pasta, o quadro clínico do paciente apresenta forte compatibilidade com raiva humana, mas o diagnóstico ainda aguarda confirmação laboratorial. Ele está internado no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) desde a segunda-feira (15).
Conforme a secretaria, os primeiros sintomas surgiram no dia 10 de dezembro, e o homem foi inicialmente hospitalizado no dia 13. Com a evolução negativa do quadro, houve necessidade de transferência para a UTI.
No primeiro atendimento, o paciente apresentou agitação psicomotora, confusão mental, alteração do nível de consciência, aerofobia, dispneia e queda da oxigenação sanguínea.
Diante do quadro de insuficiência respiratória aguda associada a instabilidade neurológica, foi realizada intubação orotraqueal e iniciada ventilação mecânica invasiva. O estado neurológico permanece grave.
Atualmente, o paciente encontra-se em sedação profunda, com instabilidade da pressão arterial, sob monitorização contínua e acompanhamento de equipe multiprofissional.