
O governo federal publicou uma portaria com a lista de feriados nacionais e dias de ponto facultativo de 2026. O calendário foi divulgado na última edição do Diário Oficial da União (DOU).
Ao todo, o ano de 2026 contará com 10 feriados nacionais, dos quais nove cairão em dias úteis, tornando o calendário um dos mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar folgas prolongadas.
Das datas previstas, sete ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriadões sem a necessidade de folgas adicionais. Entre os destaques estão o Dia do Trabalho, celebrado em uma sexta-feira, e o Dia da Independência do Brasil, que cairá em uma segunda-feira.
As possibilidades de descanso podem ser ainda maiores com um pouco de planejamento. É o caso da Confraternização Universal, em 1º de janeiro (quinta-feira), e do feriado de Tiradentes, em 21 de abril (terça-feira). Com a concessão de um dia extra de folga, essas datas também podem ser emendadas, elevando para até nove o número de feriados nacionais passíveis de prolongamento.
Ao considerar ainda os pontos facultativos, como o Carnaval e o Corpus Christi, o número de dias úteis com potencial para folga ou emenda ultrapassa 10 ao longo do ano.