
O Alistamento Militar 2026 começou nessa quinta-feira (1º) e segue até o dia 30 de junho. O procedimento é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, inclusive para aqueles que residem no exterior.
Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto a mulheres brasileiras, de forma voluntária, desde que completem 18 anos ao longo de 2026. Para elas, o prazo não será prorrogado.
O processo é gratuito dentro do período estabelecido. No entanto, os jovens do sexo masculino que não realizarem o alistamento dentro do prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa por atraso e só poderão concorrer à seleção no ano seguinte.
Segundo o Ministério da Defesa, o serviço militar tem como objetivo formar uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, apta a ser mobilizada tanto para a defesa nacional quanto para ações subsidiárias, como apoio em situações de emergência.
Em 2025, ao todo, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para prestar o serviço militar em 2026, de acordo com dados oficiais do ministério