23°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Aposentados e pensionistas até fevereiro para pedir devolução de descontos indevidos do INSS

Cerca de 6,2 milhões de beneficiários já contestaram as cobranças irregulares.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
07/01/2026 às 08h53
Aposentados e pensionistas até fevereiro para pedir devolução de descontos indevidos do INSS

Os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios têm até o dia 14 de fevereiro para solicitar o ressarcimento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Cerca de 6,2 milhões de beneficiários já contestaram as cobranças irregulares. Desses, 4,1 milhões tiveram os valores devolvidos, totalizando aproximadamente R$ 2,8 bilhões em ressarcimentos. O governo estima, porém, que ainda existam 3 milhões de segurados aptos a pedir a devolução.

O prazo inicial para solicitação terminaria em 14 de novembro, mas o Ministério da Previdência Social decidiu estender o período para garantir que todos os prejudicados possam registrar os pedidos.

Os descontos indevidos vieram à tona após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) entre o INSS e entidades associativas. As investigações resultaram no afastamento de integrantes da cúpula do instituto em abril do ano passado.

Waller destacou ainda o trabalho conjunto entre INSS, Advocacia-Geral da União (AGU), CGU e Polícia Federal para localizar os valores desviados e acionar a Justiça na tentativa de recuperar os recursos.

Como solicitar o ressarcimento

Os pedidos podem ser feitos por meio dos canais oficiais do INSS:

  • Aplicativo ou site Meu INSS, com login no Portal Gov.br;
  • Telefone 135 (atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h);
  • Agências dos Correios, com suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários