
Quatro cursos de Medicina na Paraíba serão punidos após obterem avaliação insuficiente no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cujos dados foram divulgados nessa segunda-feira (19). As instituições terão redução no número de vagas para novos ingressantes, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o órgão, os cursos avaliados que obtêm notas 1 ou 2, em uma escala que vai até 5, são considerados insatisfatórios. Nessas situações, as punições incluem restrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e suspensão ou redução de vagas.
Na Paraíba, os quatro cursos penalizados receberam nota 2 no Enamed. Além deles, o estado também registra dois cursos com nota 3, considerada razoável, e três cursos com nota 4, avaliação classificada como boa pelo Inep.
O Enamed é aplicado anualmente com o objetivo de medir o desempenho dos estudantes e a qualidade da formação médica oferecida pelas instituições de ensino superior em todo o país.
Antes da divulgação oficial dos resultados, uma entidade representativa das universidades particulares chegou a ingressar com ação judicial para barrar a publicação das notas, mas o pedido foi negado pela Justiça.
Em âmbito nacional, mais de 100 cursos de Medicina apresentaram desempenho considerado insuficiente. Ao todo, 351 cursos foram avaliados, e cerca de 30% ficaram na faixa insatisfatória, segundo os dados do Inep.