
O cantor João Lima, preso por suspeita de violência doméstica contra a ex-esposa, foi encaminhado na tarde desta segunda-feira (26) ao Presídio do Róger, em João Pessoa, após passar por audiência de custódia. A unidade prisional é a mesma onde estão detidos o influenciador Hytalo Santos e o marido dele, Israel Vicente, conhecido como Euro.
Oficialmente chamada de Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, a unidade é conhecida como Presídio do Róger por estar localizada no bairro de mesmo nome. O local é a principal penitenciária da capital paraibana destinada à custódia de presos provisórios do sexo masculino e possui atualmente oito pavilhões.
Antes de ser levado ao presídio, João Lima passou por exame de corpo de delito no Instituto de Polícia Científica (IPC). Em seguida, participou da audiência de custódia, que manteve a prisão, e foi conduzido à unidade prisional. De acordo com a direção do presídio, o cantor ficará no pavilhão destinado a presos por violência doméstica, que abriga cerca de 60 detentos.
Em entrevista à TV Cabo Branco, o diretor do presídio, Edmilson Silva, explicou que João Lima passará por um período inicial de cinco dias de reconhecimento, procedimento padrão aplicado a todos os novos internos. Após esse prazo, ele poderá receber visitas, desde que haja cadastro prévio de familiares, e não será necessária a mudança de pavilhão.
“Esse é um procedimento comum para todos os presos que chegam à unidade e ficam à disposição da Justiça. Durante esses cinco dias, observamos o comportamento do interno e realizamos os trâmites administrativos para cadastro de familiares e entrega de materiais”, explicou o diretor.
Dados divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) indicam que o Presídio do Róger enfrenta superlotação. Em agosto do ano passado, quando Hytalo Santos foi preso, a unidade abrigava cerca de 890 detentos, número aproximadamente 27% acima da capacidade, que é de 700 presos.