26°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

João Pessoa concentra maior número de batidas em postes no estado com mais de 600 colisões

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos causados à rede elétrica devem ser arcados pelo responsável pelo acidente.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
27/01/2026 às 10h31
João Pessoa concentra maior número de batidas em postes no estado com mais de 600 colisões

A Paraíba contabilizou 648 colisões de veículos contra postes ao longo de 2025, segundo levantamento divulgado pela Energisa Paraíba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado. João Pessoa lidera o ranking, com 107 ocorrências, seguida por Campina Grande, que registrou 62 casos, e Patos, com 16 colisões. A lista completa das cidades com mais registros está disponível ao final da reportagem.

Para minimizar os impactos desse tipo de acidente no fornecimento de energia, a Energisa informou que tem investido em tecnologias de recomposição automática, capazes de restabelecer o serviço em alguns casos de forma rápida, sem necessidade de intervenção manual.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos causados à rede elétrica devem ser arcados pelo responsável pelo acidente. Os valores podem variar entre R$ 4 mil e R$ 30 mil, dependendo da gravidade dos danos, e incluem a substituição de postes, transformadores e cabos danificados.

A gerente de Manutenção e Construção da Energisa, Graziele Matos, reforça que, em situações de abalroamento, a principal orientação é que o condutor permaneça dentro do veículo, devido ao risco de cabos energizados próximos.

“Muitas vezes, o impulso inicial é sair do carro, mas o ideal é permanecer no interior do veículo, pois pode haver cabos soltos nas proximidades. Em alguns casos, o fornecimento de energia pode ser restabelecido automaticamente em poucos segundos, mas há situações em que os danos são mais complexos e exigem a reconstrução da rede e substituição de equipamentos”, explicou.

A concessionária informou ainda que tem implantado sistemas de proteção que interrompem automaticamente o fornecimento de energia quando há interferências na rede. Mesmo assim, motoristas, passageiros e pedestres devem manter distância do local do acidente, devido ao risco de choque elétrico.

Em caso de colisão com poste, a recomendação é acionar o Samu, o Corpo de Bombeiros e a Energisa, por meio do telefone 0800 083 0196, para que os reparos sejam realizados com segurança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários