
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) confirmou o fim da exigência da baliza no exame prático de direção para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A confirmação foi feita pelo diretor-superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, após a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) retirar a obrigatoriedade da baliza como etapa autônoma, principal e eliminatória das provas práticas. A mudança consta no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado neste domingo (1º).
Segundo Isaías, a expectativa é que a decisão seja seguida por outros estados.
“A maioria dos estados aguardava a publicação do Manual e, possivelmente, vai seguir nesse caminho”, explicou.
Apesar da mudança, o circuito de provas e o teste de garagem serão mantidos, servindo como critérios para avaliação da habilidade dos candidatos.
Além da retirada da baliza, o novo modelo de avaliação prevê outras alterações importantes. Não haverá mais falta que gere eliminação automática durante o exame prático.
A partir de agora, o candidato será avaliado com base nas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme a gravidade cometida ao longo do percurso.
Ao final da prova, os pontos das infrações serão somados. O candidato será considerado apto, desde que não ultrapasse o limite máximo de dez pontos.