
As infrações por uso irregular de faixas exclusivas de ônibus mais que triplicaram na Paraíba em apenas um ano. Os dados foram obtidos pela CBN Paraíba junto ao Ministério dos Transportes e apontam um crescimento superior a 200% nas autuações.
Em 2024, foram registrados pouco mais de 4 mil autos de infração desse tipo em todo o estado. Já em 2025, o número saltou para cerca de 13,6 mil ocorrências.
Em João Pessoa, o avanço também chama atenção. Segundo dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), foram contabilizadas 4.262 infrações em 2024. No ano seguinte, o número subiu para 8.208 autuações, um acréscimo de 3.946 registros, praticamente o dobro em relação ao ano anterior.
De acordo com o diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, o uso correto das faixas exclusivas impacta diretamente a eficiência do transporte coletivo. A estimativa é de uma economia média de até 15 minutos no deslocamento dos ônibus quando não há invasão dessas vias por veículos particulares.
Atualmente, no início de 2026, o sistema de transporte público da capital paraibana atende cerca de 180 mil passageiros por dia.