
As fortes chuvas registradas em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, nesse domingo (8), causaram diversos transtornos em diferentes pontos da cidade.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que Campina Grande acumulou 24,5 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, considerando a média dos quatro pluviômetros instalados no município. Os maiores volumes foram registrados nos bairros Cruzeiro, com 38,2 mm, e Jardim Paulistano, com 31,6 mm.
De acordo com a Defesa Civil, a cidade possui cerca de 60 pontos críticos de alagamento, e alguns deles foram atingidos durante as chuvas. Houve registros de vias alagadas no Distrito dos Mecânicos, no bairro do Tambor, além da Avenida Almirante Barroso e do Jardim Verdejante.
As chuvas também provocaram a queda de muros. Um deles desabou nos fundos da sede do Campinense Clube, no bairro da Bela Vista. No sábado (7), o muro de uma escola localizada no bairro do Centenário também cedeu em razão do volume de água e precisou ser substituído por tapumes. Em nenhuma das ocorrências houve registro de feridos, apenas danos materiais.
Com o aumento do volume de água, o Canal das Piabas apresentou elevação significativa da vazão, com parte do escoamento seguindo em direção ao Açude Velho. O nível do reservatório subiu e chegou a atingir o sangradouro.