24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Mais de 30 reservatórios enfrentam escassez severa de água na Paraíba

Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), responsável pelo monitoramento dos reservatórios no estado.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
18/02/2026 às 10h20 Atualizada em 18/02/2026 às 15h09
Mais de 30 reservatórios enfrentam escassez severa de água na Paraíba

A Paraíba registra atualmente nove açudes completamente vazios e outros 39 em situação crítica, com volume inferior a 10% da capacidade total. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), responsável pelo monitoramento dos reservatórios no estado.

Segundo o levantamento, operam com 0% da capacidade os açudes localizados nos municípios de São Mamede, Desterro e Conceição; dois reservatórios em Teixeira; dois em Gurjão; além dos açudes de São José dos Cordeiros e Picuí.

Outros 39 reservatórios estão classificados em situação crítica, com volumes que variam entre 0,1%, como no caso do açude em Taperoá, e 9,81%, a exemplo do reservatório localizado em Caraúbas, no Cariri paraibano.

A Aesa-PB monitora 136 reservatórios em todo o estado e os classifica em diferentes categorias: “sangrando”, situação favorável, normal, em observação, em estado de atenção e em situação crítica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários