
O secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti, responsável pela administração dos cemitérios públicos da Capital, defendeu o enterro de animais de estimação em jazigos humanos.
A manifestação foi enviada à redação após o vereador Guga Pet apresentar um Projeto de Lei que prevê o sepultamento de animais junto a seus tutores na cidade.
Segundo o secretário, os animais domésticos, especialmente cães e gatos, são considerados membros das famílias e mantêm vínculos afetivos profundos com seus donos.
“Quando um deles vem a falecer, além do extremo sofrimento da perda, as pessoas, em geral, se desesperam sem saber para onde destinar o cadáver, como de fato ocorre no nosso município, que carece de local adequado para enterrar animais domésticos, respeitando as normas sanitárias e ambientais”, afirmou.
Marmuthe também defendeu que autorizar o enterro de animais ao lado de seus tutores pode representar uma solução legal e menos dolorosa para as famílias.
“Autorizar o enterro de animais de estimação ao lado de seus tutores, em suas campas e jazigos, pode ser uma solução adequada, sendo necessário respaldo jurídico para tanto. A aprovação de uma lei com este objetivo em João Pessoa oferece à sociedade uma solução legal e segura para uma demanda existente há muito tempo”, completou.