
A partir da próxima segunda-feira (23), a Caixa Econômica Federal inicia a liberação do vale-recarga do gás de cozinha para beneficiários do Programa Gás do Povo. Nesta terceira etapa, a expectativa é contemplar 4,5 milhões de famílias em todo o país.
Segundo o governo federal, a previsão é que, até março de 2026, o programa alcance 15 milhões de famílias, incluindo aquelas que migraram do Auxílio Gás dos Brasileiros.
A recarga gratuita do botijão de gás (GLP) de 13 kg poderá ser realizada diretamente nas revendedoras credenciadas ao programa. Para validar o benefício na maquininha “azulzinha”, o responsável familiar deverá utilizar uma das seguintes opções:
A operacionalização é feita pela Caixa, que desde 23 de outubro de 2025 disponibiliza sistema para adesão das revendedoras interessadas. Para participar, as empresas devem estar cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), em situação regular na Receita Federal, possuir conta-corrente Pessoa Jurídica na Caixa e utilizar a maquininha da instituição.
O programa tem como objetivo garantir a gratuidade da recarga do botijão de 13 quilos em estabelecimentos credenciados, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas.
Quem pode participar
Para ter direito ao benefício, a família deve possuir renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa e estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses.
Também é necessário que o CPF do responsável familiar esteja regularizado na Receita Federal e que o cadastro não apresente pendências, como averiguação cadastral ou indício de óbito.
O programa prioriza famílias beneficiárias do Bolsa Família e aquelas compostas por duas ou mais pessoas.