25°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Hugo Motta articula aumento de deputados para evitar perda de cadeiras da Paraíba

Hugo Motta articula aumento de deputados para evitar perda de cadeiras da Paraíba

Por: Luanja Dantas
02/05/2025 às 15h03 Atualizada em 02/05/2025 às 18h03
Hugo Motta articula aumento de deputados para evitar perda de cadeiras da Paraíba
Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados incluiu na pauta do plenário um requerimento de urgência para analisar um projeto de lei complementar que propõe aumentar o número de deputados federais de 513 para 527. A medida visa evitar que estados como a Paraíba percam cadeiras na Casa Legislativa.

A proposta surgiu como alternativa a um acordo articulado no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a revisão do número de deputados por estado com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. O STF fixou o prazo até 30 de junho de 2025 para que o Congresso edite a lei complementar necessária. Caso contrário, a redistribuição das vagas será feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, defende a ampliação como forma de preservar a representatividade de estados que, sem a mudança, sofreriam redução no número de parlamentares. A proposta prevê que o aumento de cadeiras não gere impacto nos custos da Câmara.

Com o requerimento de urgência aprovado, a tramitação do projeto pode ser acelerada, garantindo uma votação mais célere e respeitando o prazo fixado pelo STF.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários