25°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Marcelo Queiroga presta depoimento ao STF no inquérito que apura suposta trama golpista

Marcelo Queiroga presta depoimento ao STF no inquérito que apura suposta trama golpista

Por: Luanja Dantas
26/05/2025 às 11h21 Atualizada em 26/05/2025 às 14h21
Marcelo Queiroga presta depoimento ao STF no inquérito que apura suposta trama golpista
Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouve, nesta segunda-feira (26), o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022. Queiroga presta depoimento como testemunha de defesa do general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

As oitivas são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Ao todo, estão previstas as audiências de dez testemunhas de defesa de Augusto Heleno ao longo do dia. Entre elas está o general Carlos José Russo Penteado, que atuou como número dois do GSI durante a gestão de Gonçalves Dias, já no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O cronograma de depoimentos faz parte da fase de instrução do inquérito que investiga a atuação de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na elaboração e possível execução de um plano para impedir a posse de Lula, em uma tentativa de ruptura institucional.

Na última sexta-feira (23), o STF já havia ouvido o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República, também arrolado como testemunha de defesa de Augusto Heleno.

Além de Marcelo Queiroga, outras testemunhas indicadas por diferentes réus do processo deverão prestar depoimento ao longo desta semana, seguindo a programação estabelecida pelo STF no andamento das investigações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários