24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Paraíba lidera crescimento no Nordeste com alta na indústria, agro e serviços

Paraíba lidera crescimento no Nordeste com alta na indústria, agro e serviços

Por: Luanja Dantas
02/06/2025 às 15h22 Atualizada em 02/06/2025 às 18h22
Paraíba lidera crescimento no Nordeste com alta na indústria, agro e serviços
Foto: Reprodução

A Paraíba se destaca no cenário econômico nacional em 2025, registrando a segunda maior expansão industrial do Nordeste e a terceira do Brasil. Segundo dados da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, atualizados no dia 30, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado deve crescer 3,4%, superando as médias nacional (1,9%) e regional (2,7%).

O desempenho é impulsionado principalmente pela indústria, que mantém crescimento constante desde 2022, com média anual de 5% nos últimos quatro anos. Só neste ano, a expansão industrial chega a 4,4%, consolidando o setor como um dos motores da economia paraibana, mesmo em meio à desaceleração global.

De acordo com Rômulo Polari, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o bom momento reflete a segurança institucional oferecida pelo governo estadual, que tem atraído novos investimentos. “A Paraíba vive um momento excepcional. O Governo tem trabalhado para criar as condições ideais para o desenvolvimento, e a resposta vem na forma de investimentos e geração de empregos”, afirmou.

Além da indústria, outros setores também puxam o crescimento econômico. O agronegócio registra expansão de 7,4%, com destaque para a produção de milho, que teve aumento de 142,6% na safra de 2025. O setor de serviços também avança 3%, acima das médias nacional e nordestina, ambas de 2,3%.

O cenário coloca a Paraíba como uma das economias mais resilientes do país em 2025, contrastando com as incertezas econômicas no Brasil e no mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários