24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Projeto que mantém número de deputados paraibanos no Congresso deve ser votado no Senado nesta quarta

Projeto que mantém número de deputados paraibanos no Congresso deve ser votado no Senado nesta quarta

Por: Luanja Dantas
24/06/2025 às 08h13 Atualizada em 24/06/2025 às 11h13
Projeto que mantém número de deputados paraibanos no Congresso deve ser votado no Senado nesta quarta
Foto: Reprodução

O projeto de lei complementar que garante a manutenção das 12 cadeiras da Paraíba na Câmara dos Deputados deve ser votado na sessão desta quarta-feira (25), no Senado Federal. O PLP 177/2023 de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ) é um dos cinco itens pautados para a próxima reunião deliberativa do parlamento.

O texto relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) ainda garante a manutenção de cadeiras em outros 6 estados, além de ampliar de 513 para 531 o número de deputados na Câmara Federal. As novas vagas vão ampliar a representação do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

A movimentação é uma reação do Congresso à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em 2023, alertou o parlamento nacional sobre a necessidade de atualizar a distribuição de vagas por estado, de forma que sejam proporcionais à população de cada um. A atualização não vinha sendo feita desde 1994, quando foi considerado o Censo de 1985.

O prazo concedido pelo STF acaba em 30 de junho e a matéria já havia sido aprovada na Câmara no início de maio.

Confira a distribuição das novas vagas:

Amazonas: 2 deputados Ceará: 1 deputado Goiás: 1 deputado Minas Gerais: 1 deputado Mato Grosso: 2 deputados Pará: 4 deputados Paraná: 1 deputado Rio Grande do Norte: 2 deputados Santa Catarina: 4 deputados

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários