
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de acumulado de chuvas com perigo potencial para 21 cidades do litoral e do agreste da Paraíba. O aviso, que terminaria às 10h desta terça-feira (8), foi prorrogado por mais 24 horas e segue válido até as 10h desta quarta-feira (9).
A previsão é de chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia. Mesmo com a intensidade moderada, o alerta indica baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas com encostas, drenagem precária ou histórico de ocorrências.
A recomendação das autoridades é evitar exposição durante as pancadas de chuva, observar sinais de movimentação em encostas, não utilizar equipamentos eletrônicos conectados à rede elétrica e acompanhar novas atualizações por meio da Defesa Civil (telefone 199) ou do Corpo de Bombeiros (193).
As regiões afetadas também incluem áreas do litoral e agreste do Rio Grande do Norte (Central, Leste e Oeste Potiguar) e da Mata Paraibana.
João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, Pitimbu, Mamanguape, Rio Tinto, Baía da Traição, Lucena, Capim, Mataraca, Marcação, Itapororoca, Curral de Cima, Pedro Régis, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Tacima, Logradouro e Caiçara.
O inverno começou oficialmente neste mês e, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a previsão é de chuvas esparsas e temperaturas variando entre 15 °C e 31 °C no estado.