25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Mais da metade dos veículos escolares de João Pessoa não passou por vistoria obrigatória

Mais da metade dos veículos escolares de João Pessoa não passou por vistoria obrigatória

Por: Luanja Dantas
31/07/2025 às 07h00 Atualizada em 31/07/2025 às 10h00
Mais da metade dos veículos escolares de João Pessoa não passou por vistoria obrigatória
Foto: Reprodução

Mais da metade dos veículos que prestam serviço de transporte escolar em João Pessoa ainda não passou pela vistoria obrigatória realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). O prazo final para regularização se encerra nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025.

De acordo com a Semob-JP, entre os dias 7 e 28 de julho, foram vistoriados 185 veículos, o que corresponde a 42,53% do total de 435 permissões emitidas para o transporte escolar na Capital. Desses, 131 foram aprovados e receberam o selo azul-marinho, que identifica o cumprimento das exigências legais e de segurança. Outros 54 veículos foram reprovados ou apresentaram pendências que deverão ser regularizadas.

A vistoria semestral é obrigatória e tem como objetivo verificar as condições técnicas, estruturais e documentais dos veículos utilizados no transporte de estudantes. O procedimento é referente ao segundo semestre letivo de 2025 e busca assegurar que os veículos estejam aptos a circular com segurança e conforto.

Ainda conforme os dados da Semob-JP, 250 veículos, o que representa 57,47% do total, ainda não se apresentaram para a inspeção obrigatória. A ausência na vistoria pode resultar em penalidades para os permissionários, incluindo suspensão ou cancelamento da autorização para atuar no serviço de transporte escolar.

A fiscalização inclui itens como pneus, cintos de segurança, freios, sinalização, tacógrafo, extintores de incêndio e documentação obrigatória, como alvará, CNH categoria D, e certidões negativas. A vistoria é realizada no pátio da Semob-JP, com atendimento agendado previamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários