25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Obra que levará água ao Sertão da PB será concluída em outubro de 2026, prevê Governo

Obra que levará água ao Sertão da PB será concluída em outubro de 2026, prevê Governo

Por: Luanja Dantas
31/07/2025 às 12h49 Atualizada em 31/07/2025 às 15h49
Obra que levará água ao Sertão da PB será concluída em outubro de 2026, prevê Governo
Foto: Reprodução

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (30), o andamento de duas grandes obras que vão reforçar o abastecimento de água no Sertão da Paraíba. Uma delas é o Ramal do Apodi, que já está com 72% dos trabalhos concluídos. O canal tem 115 quilômetros de extensão e capacidade para transportar 40 mil litros de água por segundo. A previsão é de que a obra seja finalizada até outubro de 2026.

O investimento total no Ramal do Apodi é de R$ 1,4 bilhão, com a meta de garantir segurança hídrica a 45 municípios, parte deles na Paraíba.

Tanto o Ramal do Apodi quanto o Ramal do Piancó fazem parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), iniciativa que busca levar água para consumo humano e atividades produtivas em regiões que sofrem com a escassez.

O Ramal do Piancó também foi destacado pelo Governo como um projeto essencial para o estado. A estrutura vai beneficiar cerca de 350 mil pessoas em 36 municípios paraibanos, por meio da condução direta da água até o leito do Rio Piancó.

A obra será realizada em duas etapas, utilizando adutoras de ferro fundido com 1.200 mm de diâmetro. O edital para início dos trabalhos deve ser publicado no último trimestre de 2025. O ramal terá início no município de Mauriti, no Ceará, e seguirá até o Açude Condado, ajudando a melhorar o abastecimento em uma das áreas mais afetadas pela seca no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários