
A capital da Paraíba, João Pessoa, completa 440 anos nesta terça-feira, 5 de agosto. Conhecida nacionalmente pelas belas praias e pelo nascer do sol mais cedo das Américas, a cidade também é um polo cultural, histórico e ecológico que oferece uma variedade de atrações para moradores e turistas que desejam explorar muito além do litoral.
Para celebrar o aniversário da capital paraibana, o Portal Paraíba On preparou um guia especial com opções gratuitas e acessíveis de lazer, cultura e natureza para todos os públicos.
Os locais listados são ideais para passeios em família, encontros com amigos ou momentos de contemplação e conhecimento da história da cidade.
Localizado entre os bairros do Centro, Varadouro, Jaguaribe, Róger e Tambiá, o Centro Histórico reúne os primeiros marcos da fundação da cidade, em 1585. Declarado Patrimônio Histórico Nacional, o local abriga atrações como o Teatro Santa Roza, a Praça dos Três Poderes e o Hotel Globo, de onde se tem uma das vistas mais bonitas do pôr do sol.
Com espelhos d’água, pista de caminhada, áreas para piquenique e playgrounds, o Parque da Lagoa é um dos principais pontos de encontro da cidade. Rodeado por vegetação da Mata Atlântica, o local é ideal para um passeio ao ar livre.
No coração de Tambaú, o Mercado de Artesanato conta com mais de 120 boxes que comercializam o melhor do artesanato local, com peças em renda, barro, madeira e bordado, além de lembranças típicas da cultura nordestina.
Projetada por Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco é um centro cultural moderno, com exposições de arte, atividades audiovisuais, espaços científicos e educativos, além de uma bela vista para a orla de João Pessoa.
Localizado no bairro da Torre, o Jardim Botânico é uma área de conservação com trilhas ecológicas que percorrem a Mata do Buraquinho. São mais de 340 hectares de biodiversidade para quem busca contato direto com a natureza.
Um dos mais antigos parques do Nordeste, a Bica possui ampla área verde e abriga diversos animais silvestres. O espaço conta com zoológico, playgrounds e áreas para piquenique, sendo excelente para visitas em família.
Exemplo do barroco brasileiro, o complexo religioso abriga igrejas, capelas e museus, todos com rica ornamentação e arquitetura colonial. É uma verdadeira aula de história e arte sacra no coração da cidade.
Erguido sobre as falésias do Cabo Branco, próximo à Ponta do Seixas — ponto mais oriental das Américas —, o farol tem 19 metros de altura e oferece uma das paisagens mais emblemáticas da cidade.
Importante equipamento cultural da Paraíba, o espaço abriga teatro, planetário, museu, galeria de arte e biblioteca. É um centro multifuncional que movimenta a produção artística e intelectual local.
Símbolo da cultura popular paraibana, a Feirinha de Tambaú é parada obrigatória para quem quer experimentar comidas típicas, ouvir forró pé de serra e comprar artesanato local.
Evento gratuito que acontece todos os sábados ao meio-dia na Praça Rio Branco, no Centro Histórico. O Sabadinho Bom reúne apresentações de chorinho, samba e forró com artistas locais e já virou tradição entre os pessoenses.