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Paraíba adota plataforma digital para monitorar saúde emocional dos alunos

Paraíba adota plataforma digital para monitorar saúde emocional dos alunos

Por: Luanja Dantas
10/09/2025 às 09h20 Atualizada em 10/09/2025 às 12h20
Paraíba adota plataforma digital para monitorar saúde emocional dos alunos
Foto: Reprodução
Paraíba inicia uso da plataforma socioemocional SPECK em escolas estaduais A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba promoveu nesta quarta-feira (10), em João Pessoa, a formação da plataforma socioemocional SPECK, reunindo representantes das 87 escolas participantes do Programa Escolas do Amanhã. Coordenadores pedagógicos, estudantes e gestores das 16 Gerências Regionais de Educação participaram do evento, que marca a implementação da ferramenta tecnológica na Rede Estadual para fortalecer práticas pedagógicas voltadas ao cuidado socioemocional. A plataforma SPECK, desenvolvida pela empresa Sistematech, utiliza inteligência artificial e psicolinguística para analisar textos produzidos pelos estudantes, identificando aspectos emocionais, dificuldades e potenciais individuais. Esses dados permitirão às escolas elaborar estratégias personalizadas e subsidiar ações pedagógicas e políticas públicas voltadas ao bem-estar dos alunos. O evento contou com apresentação da psicóloga Mariana e do CEO da plataforma, Roberto Francisco, que demonstraram funcionalidades do sistema e orientaram os participantes sobre sua aplicação prática. Foram realizadas atividades para capacitar os representantes das escolas, garantindo que o conhecimento seja multiplicado entre professores e alunos em cada unidade. Os estudantes também participaram da formação, como Gabrielly Vasconcelos, da Escola Cidadã Integral Irineu Pinto, de Bayeux, que terá a função de auxiliar na formação de outros alunos sobre a utilização da plataforma. O encontro reforçou a integração das escolas na implementação da política socioemocional, com previsão de início do uso experimental da SPECK ainda neste semestre letivo. O monitoramento será contínuo, e os resultados obtidos orientarão novas ações voltadas ao desenvolvimento socioemocional na Rede Estadual.
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