25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Brasil aposta em O Agente Secreto para repetir feito histórico no Oscar

Brasil aposta em O Agente Secreto para repetir feito histórico no Oscar

Por: Hermano Araruna
16/09/2025 às 10h14 Atualizada em 16/09/2025 às 13h14
Brasil aposta em O Agente Secreto para repetir feito histórico no Oscar
Foto: Reprodução

A cada ano, a Academia Brasileira de Cinema precisa escolher um título para vestir a camisa verde e amarela na corrida pelo Oscar. Em 2026, a missão coube a O Agente Secreto, longa de Kleber Mendonça Filho. O filme estreia no Brasil em 6 de novembro, mas já circula com prestígio em festivais, após conquistar os prêmios de direção e melhor ator em Cannes.

A seleção não foi simples. O Último Azul, de Gabriel Mascaro, coroado em Berlim com o Urso de Prata e Manas, de Marianna Brennand, destaque em Veneza, estavam entre os favoritos. Ainda assim, coube ao diretor pernambucano, que há anos vem consolidando sua filmografia no exterior, carregar a expectativa de repetir o sucesso de Ainda Estou Aqui, vencedor da categoria neste ano.

A disputa internacional reúne cerca de 90 países. Até agora, 48 já inscreveram seus títulos, e o prazo final encerra em 1º de outubro. A corrida segue com a divulgação de uma lista preliminar de 15 filmes em 16 de dezembro. Os indicados definitivos serão conhecidos em 22 de janeiro de 2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários