Um relatório exclusivo produzido pela consultoria Bites para o GLOBO revela que o governo Lula conquistou uma importante vitória no ambiente digital ao dominar o debate nas redes sociais sobre a derrubada, pela Câmara dos Deputados, da Medida Provisória (MP) que foi editada como alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O levantamento mostra que, desde a decisão do Legislativo, perfis ligados à esquerda foram responsáveis por 74% das 764,5 mil postagens realizadas nos últimos três dias, totalizando 552,4 mil menções. Expressões como “Congresso Inimigo do Povo” foram amplamente utilizadas por governistas, marcando um engajamento digital maior do que em votações anteriores, como a da PEC da Blindagem.
Em contraste, as mensagens da oposição, que comemoravam a derrubada da MP, representaram apenas 13,2% do total dos posts. Para André Eler, diretor adjunto da Bites, esse cenário revela a capacidade de articulação do governo Lula nas redes sociais, reforçando sua influência digital mesmo diante de derrotas no Congresso.
Apesar da forte presença nas redes, a derrubada da MP representou uma das principais derrotas do governo Lula no Congresso Nacional, ocorrendo exatamente uma semana após a aprovação do projeto que isenta de Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil.