
Um projeto que vem transformando a realidade de empreendedoras do Seridó paraibano. Assim é a Jornada Efeito Furacão, iniciativa do Sebrae/PB em parceria com a CTG Brasil, que teve início na segunda-feira (27), em São Vicente do Seridó, e seguiu nesta terça-feira (28) nas cidades de Baraúna e Nova Palmeira.
Gratuita e em formato híbrido, a Jornada é voltada para mulheres que desejam fortalecer ou iniciar seus negócios, com acesso a 20 horas de conteúdo prático, quatro mentorias com especialistas e integração em uma comunidade de apoio entre empreendedoras.
Podem participar microempreendedoras individuais (MEIs), produtoras rurais, microempresárias (MEs) ou mulheres que já empreendem informalmente e desejam estruturar uma ideia de negócio.
De acordo com Marcílio de Sousa, gerente da agência regional do Sebrae em Araruna, o programa está recebendo mulheres das três cidades participantes e também das localidades vizinhas.
“O Sebrae e a CTG Brasil estão oferecendo uma capacitação que vai além do aprendizado. É uma oportunidade para colocar em prática os ensinamentos e desenvolver negócios sólidos”, destacou Marcílio.
Ele lembrou que o evento é realizado com coordenação da BeeLabs e apoio das prefeituras municipais de Baraúna, Nova Palmeira e São Vicente do Seridó.
“A Jornada é totalmente gratuita e voltada para mulheres que querem fortalecer seus negócios com conhecimento, mentoria e rede de apoio. Mesmo quem mora em cidades próximas, como Tenório, Cubati, Sossego e Algodão de Jandaíra, pode participar”, reforçou.
A representante da CTG Brasil, Anna Carolina, do setor de sustentabilidade, acompanha o projeto nas cidades que fazem parte do território de atuação do Projeto Eólico Serra da Palmeira.
“O Efeito Furacão é um projeto-chave que apoia o fortalecimento do empreendedorismo feminino e transforma a vida de mulheres com sonhos e vontade de mudar a realidade. Esperamos que essa iniciativa gere renda e autonomia para cada participante”, afirmou.
A empreendedora Aline Priscilla de Oliveira Dantas Gomes, dona da loja Abela Joias, na cidade de Baraúna, compartilhou como a Jornada impactou sua trajetória.
“As participantes se entregam de verdade e vivem intensamente cada momento. Essa experiência mudou a forma como planejo, organizo minhas finanças e enxergo o poder que temos como mulheres empreendedoras”, relatou.