
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nessa terça-feira (25) o encerramento definitivo do processo referente ao “núcleo 1” da trama golpista vinculada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com isso, foram ordenados os mandados de prisão e iniciada a execução imediata das penas contra os condenados.
O entendimento foi firmado pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, que declarou o trânsito em julgado da ação após o término, no dia 24, do prazo para apresentação de recursos. No dia 14, a Primeira Turma do STF já havia negado, por unanimidade, o primeiro recurso da defesa de Bolsonaro e de outros seis réus.
Com a decisão, o ex-presidente passará a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses no complexo da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde estava detido preventivamente desde sábado (22), após violar a tornozeleira eletrônica e incitar uma vigília nas proximidades de sua residência.
Além de Bolsonaro, outros ex-altos escalões do governo e militares condenados pelo STF já estão sendo presos para iniciar o cumprimento das penas, conforme determinação da corte.
Principais condenados e penas