
O prédio histórico da antiga Academia de Comércio Epitácio Pessoa, localizado no Centro de João Pessoa, foi parcialmente destruído por um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (6). De acordo com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), responsável pelo imóvel, o fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, e não houve registro de feridos.
O edifício, inaugurado em 1922, já funcionou como colégio, mas encontra-se fechado há vários anos. Por seu valor histórico e cultural, o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) desde 1998.
Em nota, a UFPB informou que equipes da Superintendência de Infraestrutura estiveram no local para avaliar os danos causados pelo incêndio e adotar as providências necessárias. A universidade também solicitou uma perícia técnica para identificar as causas do fogo. O imóvel segue interditado.
Segundo o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, o prédio histórico deverá ser cedido e passará por um processo de restauração ainda em 2026, quando deve abrigar a futura sede da Secretaria de Estado da Cultura.