
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nessa quarta-feira (7) que considera plenamente possível aprovar o fim da escala 6×1 mesmo em ano eleitoral. Segundo ele, a proposta não apenas é viável, como representa uma oportunidade para avanços nas condições de trabalho no país.
“É plenamente possível aprovar uma medida tão importante como essa, com forte impacto no mercado de trabalho. Muita gente vê como contradição, eu vejo como oportunidade”, declarou o ministro durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Marinho afirmou que a iniciativa é tratada como prioridade pelo governo, classificando a escala 6×1, na qual trabalhadores atuam seis dias seguidos com apenas um de descanso, como “a mais cruel”. Ele ressaltou, porém, que a mobilização social será essencial para fortalecer o convencimento no Congresso e também junto ao setor empresarial.
“A efetiva participação da sociedade é fundamental no processo de convencimento de deputados, senadores e do empresariado”, destacou.
O ministro reforçou ainda que acredita ser possível extinguir o modelo 6×1 sem comprometer a economia.
“É plenamente possível mostrar para toda a atividade econômica do Brasil que é viável acabar com a seis por um, mantendo as necessidades econômicas do país”, concluiu.