
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a 38ª fase da Operação Discovery, com foco no combate a crimes de armazenamento de imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil. A ação foi realizada no município de Borborema, no Agreste da Paraíba.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal da Paraíba, além da determinação judicial para a quebra do sigilo telemático do investigado. O material apreendido será analisado e deve subsidiar o aprofundamento das investigações.
De acordo com a Polícia Federal, a Operação Discovery integra um conjunto de ações estratégicas permanentes voltadas à repressão qualificada de crimes que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, respeitando os princípios constitucionais da proteção integral, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A PF reforça que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia”, a nomenclatura mais adequada é “abuso sexual de crianças e adolescentes”, por traduzir de forma mais precisa a gravidade e a violência desses crimes.
Como alerta, a Polícia Federal orienta pais e responsáveis a monitorarem e dialogarem com crianças e adolescentes sobre o uso seguro da internet e das redes sociais. Mudanças bruscas de comportamento, isolamento e sigilo excessivo no uso de celulares e computadores podem ser sinais de risco e devem ser observados com atenção.