
Agentes da Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal cumpriram, na manhã desta terça-feira (10), mandados de busca e apreensão em João Pessoa e em outros estados do país. A ação tem como alvo um esquema suspeito de desvio de recursos milionários do Programa Farmácia Popular.
Além das buscas, a Operação Over The Counter determinou o sequestro de contas bancárias, veículos e imóveis avaliados em R$ 8,7 milhões. As medidas atingem sete pessoas jurídicas e nove pessoas físicas apontadas como integrantes do esquema criminoso.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Dourados (MS) e estão sendo cumpridas nas cidades de Carazinho (RS), João Pessoa (PB), Lagoa Santa (MG) e Pirangi (SP).
A investigação teve início a partir de uma denúncia encaminhada à Polícia Federal em Dourados, envolvendo uma farmácia do município. A partir dos levantamentos, os investigadores identificaram a atuação de um grupo que supostamente praticava fraudes sistemáticas no programa.
Segundo as apurações, os suspeitos utilizavam pessoas conhecidas como “laranjas” para registrar, no sistema oficial do Farmácia Popular, a venda de medicamentos que nunca teriam sido adquiridos ou comercializados. Os registros falsos eram feitos em nome de CPFs que não correspondiam a compras reais, resultando no desvio de recursos públicos federais.