
Desde o mês passado, equipes de diversos órgãos realizam a operação Orla Limpa para investigar possíveis lançamentos irregulares de esgoto e efluentes na orla de João Pessoa.
Até o momento, 15 estabelecimentos foram vistoriados. As fiscalizações resultaram em 15 notificações e três autuações, sem registro de interdições.
A ação tem como foco principal o bairro de Tambaú, especialmente no entorno da rede de drenagem que desemboca no fim da Avenida Ruy Carneiro. A operação foi motivada após o registro de água escura e com odor característico na região nos primeiros dias do ano.
Durante as ações, as equipes percorreram, parcial ou totalmente, as avenidas Ruy Carneiro, Izidro Gomes, Olinda e Almirante Tamandaré. Também foram realizadas visitas pontuais nos bairros de Cabo Branco e Jardim Oceania, a partir de informações repassadas pela Cagepa e pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), um dos principais problemas identificados até agora é o impacto causado por churrascarias de grande porte na rede de esgoto, especialmente quando não há manutenção adequada das caixas de gordura. A situação tem exigido ações frequentes de desobstrução por parte da Cagepa.