
O Paraíba World Beach Games 2026 foi lançado nesta sexta-feira (20), em solenidade realizada no Teatro Paulo Pontes, e vai transformar mais uma vez as praias de Cabo Branco e Tambaú em palco de competições nacionais e internacionais. O evento acontece de 25 de fevereiro a 2 de abril e deve reunir mais de 10 mil atletas e integrantes de comissões técnicas.
A arena principal será montada na faixa de areia entre as duas praias e terá capacidade para 3.300 pessoas. Ao todo, o espaço contará com cinco quadras multiuso e estrutura preparada para receber público, federações e delegações ao longo de 35 dias de programação.
Entre os destaques estão uma etapa do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia e uma etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, além de competições nacionais de futevôlei, futebol de areia, handebol de praia e frescobol. O evento também terá o Campeonato Brasileiro de Vela, o Aquarace — com provas em piscina montada no mar —, além de torneios como a Pré-Libertadores e a Copa das Nações de beach soccer, que contará com participação de equipes estrangeiras.
A expectativa dos organizadores é repetir e ampliar o público registrado na edição anterior, quando mais de 125 mil pessoas passaram pela arena. A previsão é de que o evento movimente a cadeia do turismo, com impacto na rede hoteleira, bares, restaurantes e comércio da capital paraibana.
Com a realização do Paraíba World Beach Games pelo terceiro ano consecutivo, João Pessoa volta a ganhar projeção no calendário esportivo nacional e internacional das modalidades de praia.