22°C 27°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Polícia Federal investiga invasão ao sistema da Defesa Civil após envio de alertas falsos

As suspeitas iniciais apontam para uma ação coordenada de hackers.

Por: Redação Fonte: ParaíbaON
22/06/2026 às 14h30
Polícia Federal investiga invasão ao sistema da Defesa Civil após envio de alertas falsos

A Polícia Federal instaurou, nesta segunda-feira (22), um inquérito para apurar a invasão ao sistema nacional de alertas da Defesa Civil, que resultou no envio de notificações falsas para moradores de diversos estados brasileiros entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada de sábado (20).

Logo após a identificação do incidente, a Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), informou que acionaria a PF para investigar o caso. Horas depois, a corporação confirmou a abertura de um procedimento para esclarecer a origem do ataque.

As suspeitas iniciais apontam para uma ação coordenada de hackers. Segundo a Defesa Civil, foram disparadas pelo menos dez mensagens falsas para usuários em diferentes regiões do país.

Nove dos alertas utilizaram a tecnologia Cell Broadcast, a mesma empregada pelo sistema Defesa Civil Alerta para avisos de risco extremo, acionando inclusive o alerta sonoro característico usado em situações de emergência. Outro disparo foi realizado por meio de mensagens SMS.

Entre os estados atingidos estão São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Uma das notificações chamou atenção por conter apenas a palavra “misantropia”.

Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná defendeu que os responsáveis sejam investigados com base na Lei Antiterrorismo. O órgão argumenta que a mensagem poderia ter o objetivo de causar pânico social e comprometer a segurança pública.

O termo “misantropia” é utilizado para definir aversão, desprezo ou ódio à humanidade. Com base nisso, a secretaria entende que a ação pode se enquadrar, em tese, em dispositivos previstos na legislação antiterrorismo brasileira.

O órgão também destacou os impactos causados à população e reforçou que as investigações estão sob responsabilidade da Polícia Federal e da Justiça Federal.

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a plataforma do Defesa Civil Alerta foi desativada por volta das 1h30 de sábado após a invasão ser identificada.

Em nota oficial, o ministério informou que os alertas foram enviados de forma remota por pessoas sem autorização para acessar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e que medidas de segurança estão sendo adotadas para restabelecer o serviço.

As autoridades seguem investigando o caso para identificar os responsáveis e entender como ocorreu a invasão ao sistema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários