A costura política em torno do futuro partidário do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, entra em sua fase final, indicando uma mudança de rumo com peso nas eleições estaduais. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aguarda o retorno do gestor aos seus quadros, um fato que, segundo o presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi, deve ocorrer "em breve".
Em conversa com a CBN João Pessoa nesta quarta-feira (08), Rossi não escondeu o entusiasmo. Ele afirmou que a chegada de Lucena não apenas fortalece o partido na Paraíba, mas também o coloca como um candidato de peso para a disputa pelo governo. "A nossa torcida é que ele retorne à sua casa, onde ele iniciou a sua vida pública," disse Rossi, confirmando a expectativa de ver Cícero Lucena como pré-candidato a governador pelo "glorioso MDB".
A iminente filiação é carregada de simbolismo e ambição. Lucena, que já foi governador e senador, iniciou sua vida pública no antigo PMDB (atual MDB) nos anos 80, período que ele próprio revisitou nas redes sociais na terça-feira (7), classificando o encontro com a cúpula nacional como um "reencontro com a minha própria história".
A discussão entre os líderes transcendia a esfera municipal e focava no desenvolvimento da Paraíba e do Brasil, um claro indicativo do projeto eleitoral maior. A bagagem política de Lucena é o trunfo do MDB: "carrega uma bagagem extraordinária," pontuou Baleia Rossi.
Essa mudança de legenda não é fortuita. O desejo de Cícero Lucena de concorrer ao governo estadual foi o pivô de sua ruptura com o Progressistas (PP). Conforme noticiado pela imprensa nacional (VEJA), apesar de ser bem avaliado nas pesquisas locais, Lucena teve sua pretensão ao governo preterida pelo PP, que direcionava seu apoio para outro alinhamento. A postura do antigo partido em debates federais, como a discussão sobre anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, também teria sido um fator de distanciamento.
A migração de Cícero Lucena, que cumpre seu terceiro mandato à frente de João Pessoa (atualmente sem partido), promete desdobramentos imediatos no cenário político estadual. A expectativa é que sua entrada no MDB atraia outros políticos durante a janela partidária, impulsionando a força da bancada da sigla no estado.
A formalização está marcada para ocorrer em um grande evento em João Pessoa. O prefeito, antes do anúncio público, fará uma rodada de conversas com seu grupo político e militância nos próximos dias, quando então deve cravar a data do evento que selará seu retorno ao MDB e o lançamento de seu projeto para o Palácio da Redenção.